Desconfinamento com nova etapa na 2ª feira

0
275
António Costa_Foto Rodrigo Antunes Agência Lusa
- Publicidade -

Avança uma nova fase do desconfinamento na 2ª feira, 19 de abril, mas quatro concelhos voltam atrás nas medidas, sete ficam na mesma e 13 têm de estar atentos. Já o resto do país avança com o plano na generalidade.

Alunos do secundário e superior vão regressar às aulas presenciais — mesmo nos concelhos que não avançam no desconfinamento — e lojas, centros comerciais e restaurantes também vão poder abrir. 

“Neste momento, encontramo-nos já num quadrante amarelo — embora ainda muito próximo do verde — e, portanto, consideramos, tal como têm considerado os especialistas, que estamos em condições de dar o próximo passo e na generalidade do território nacional podermos a partir da próxima segunda-feira entrar na próxima fase do desconfinamento”, anunciou António Costa no final do Conselho de Ministros de hoje no qual foi apreciada a evolução da pandemia.

Assim, na próxima segunda-feira, o desconfinamento vai avançar na generalidade do território nacional, com a abertura de:

Escolas (ensino secundário e superior);

Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;

Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;

Todas as lojas e centros comerciais;

Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 4 pessoas ou 6, por mesa, em esplanadas) até às 22h00 ou 13h00 ao fim de semana e feriados;

Modalidades desportivas de médio risco;

Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo;

Eventos exteriores com diminuição de lotação;

Casamentos e batizados com 25% de lotação.

- Publicidade -