Duas da tarde é hora mais propícia à propagação do Covid-19

0
158
Fonte: Canva
- Publicidade -

Um estudo de um grupo de investigadores do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos da América, sugere que a hora mais propícia ao contágio de Covid-19 é às 14h00.

Ou seja, a hora em que as pessoas habitualmente se reúnem para almoçar e em que tendem a relaxar no cumprimento das regras de segurança sanitária, principalmente a do distanciamento social.

Esta investigação teve por base os resultados das provas dos testes PCR de uma amostra de mais de 30 mil pessoas, realizados entre março e junho de 2020. Segundo os especialistas, os resultados parecem indicar que existe uma maior incidência de contágios por volta das 14h00. Alertam por isso, a que se tomem precauções extra nessa altura do dia, de preferência evitando comer acompanhado.

O estudo observa ainda que a carga viral da Covid-19 é mais agressiva durante as primeiras horas da tarde, mas não avança quaisquer explicações para o facto. O que faz é recomendar que os testes de despistagem da infeção por SARS-CoV-2 sejam realizados preferencialmente a essa hora, porque o vírus é mais facilmente detetável, mesmo em indivíduos infetados mas assintomáticos.

- Publicidade -