Duas professoras do Norte consideradas as melhores do país

0
130
(imagem de facebook Global Teacher Prize Portugal)

Professora de VN Gaia – Sónia Moreira – foi considerada a melhor do país. Docente de Famalicão – Ana Maria Mendes – recebeu menção honrosa.

O projeto Coopera, que Sónia Moreira criou em 2016, foi a rampa de lançamento para a conquista do 1º lugar do galardão Global Teacher Prize Portugal 2020.
Sónia Moreira é professora primária no Agrupamento Escultor António Fernandes de Sá, em Vila Nova de Gaia.
O Projeto Coopera percorre várias escolas e, desde 2016, já teve um impacto direto em 60 professores, 29 turmas e cerca de 730 alunos. O objetivo é só um: promover o sucesso escolar através da disseminação de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. 
Sónia Moreira baseia-se na metodologia ativa da Aprendizagem Cooperativa, que rompe com os paradigmas de sala de aula, altera a disposição do mobiliário para criar diferentes espaços de aprendizagem dentro e fora da sala, e leva esse conceito a várias escolas pelo país.
Já Ana Maria Mendes, professora de Educação Moral e Religiosa Católica, no agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, recebeu a menção honrosa “Sustentabilidade Social” do Global Teacher Prize Portugal 2020.
O prémio atribuído a esta docente, que também dá aulas de Educação Ambiental, ficou a dever-se ao projeto que desenvolveu junto dos alunos com necessidades especiais, inspirado na Encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’ sobre o cuidado da Casa Comum, que incluiu a criação de hortas pedagógicas, com a participação dos pais e avós das crianças.