Escolas da Trofa vão ter ações ambientais com experiências de realidade aumentada

0
137
imagem DR

Sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar é o grande objetivo do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, que a Câmara Municipal da Trofa vai levar a todos os alunos do 1º ciclo das Escolas do Concelho.

A iniciativa recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e noutros espaços exteriores, através da visualização de vídeos de realidade virtual com recurso a óculos VR.

A Câmara Municipal da Trofa viu aprovada a sua candidatura do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, cujo financiamento foi aprovado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, seguindo as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A iniciativa, que vai abranger os alunos do 1º ciclo das diferentes escolas do Concelho, pretende sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar, contribuindo para objetivos estratégicos como a adoção de práticas mais sustentáveis.

O projeto “Escolhe o Ar em Movimento” recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e em espaços exteriores bastante frequentados, concretamente através da visualização de vídeos/mensagens de realidade virtual captados em 360º com recurso a óculos VR, seguida de uma parte prática com recurso a uma aplicação de realidade aumentada.

As várias ações, entretanto, preparadas pela Autarquia, tiveram de ser alteradas devido ao constrangimento da pandemia. Assim, as iniciativas nas escolas e dedicadas ao público serão adiadas para quando estiverem reunidas as condições de segurança necessárias à sua realização.