Faltam 40 dias para a Hora do Planeta

0
214
imagem in horadoplaneta.pt
- Publicidade -

A Hora do Planeta, o histórico evento da WWF dedicado à consciencialização sobre as alterações climáticas, irá acontecer no dia 27 de março às 20:30, hora local. Este ano, o evento debruça-se sobre Água e Alterações Climáticas, pedindo a todos para apagarem a luz durante uma hora para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

A Hora do Planeta, o reconhecido evento da WWF, irá juntar, mais uma vez, milhões de pessoas em todo o mundo, para uma ação simbólica em defesa da natureza. O maior movimento global pelo ambiente pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão, mas sobretudo das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e com qualidade para todos.

A água é um recurso fundamental e indispensável para todos nós. Contudo, a disponibilidade de água está a tornar-se menos previsível em muitos locais, devido às alterações climáticas. O aumento da incidência de cheias e a intensidade dos períodos de seca impacta diretamente sobre a vida de todos os seres vivos.

Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “Apesar da chuva que tem caído no nosso território, Portugal vive para além da água que tem, enfrentando uma séria escassez hídrica. A ação concertada contra as alterações climáticas é agora um imperativo de sobrevivência. A Presidência Portuguesa do Conselho Europeu é o momento para pensar e agir por um futuro com mais água.”

Assim, este ano, a Hora do Planeta em Portugal estará centrada no tema da “Água e Alterações Climáticas”. A partir do mês de março, nas redes sociais da ANPlWWF, serão lançados desafios semanais dirigidos a todos os que pretendem compreender mais sobre gestão adequada dos recursos naturais como a água e assim, fazer parte deste movimento global de consciencialização para a preservação do nosso planeta. Ao longo dos últimos 14 anos, a Hora do Planeta também contou com diversas empresas, empenhadas em apoiar o combate às alterações climáticas e afirmar a sua responsabilidade social numa sociedade cada vez mais consciente dos desafios climáticos.

No dia 27 de março, às 20h30 (hora local), decorrerá ainda um evento digital, onde será feito um apelo a que todos (cidadãos, empresas, municípios e organizações) apaguem as luzes e se liguem ao planeta, alertando assim para as questões da Água e Alterações Climáticas.

Na plataforma oficial do evento “Hora do Planeta”, serão partilhadas ao longo das próximas semanas, várias informações relevantes sobre as iniciativas, bem como os municípios aderentes, as empresas apoiantes, os monumentos que ficarão às escuras, e os materiais relacionados com a iniciativa para serem usados por todos os que querem divulgar a mensagem.

Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é agora celebrada em mais de 190 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta. No mundo digital, a #EarthHour gerou mais de 4,7 mil milhões de impressões em 2020.

O movimento é hoje a maior plataforma sobre ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.

Na última década, a Hora do Planeta inspirou milhões de pessoas promovendo o apoio e participação em projetos importantes relacionados com o clima e com a conservação, liderados pela WWF, e que ajudaram a impulsionar a política climática, a consciencialização e a ação.

Mais informações em horadoplaneta.pt

- Publicidade -