Frio vai manter-se pelo menos até ao final desta semana

0
184
imagem canva
- Publicidade -

São recordados valores idênticos em 2017, ano em que houve mais 4467 mortes por causa das temperaturas baixas e da gripe.

Até ao próximo domingo, a temperatura média do ar deverá manter-se abaixo do normal para a época. Nos primeiros dez dias deste ano, a temperatura média do ar foi de 4,5°C, cerca de -5°C em relação ao normal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em 2017, houve registos de temperatura semelhantes. Nesse ano a gripe e a vaga de frio causaram mais de quatro mil mortes.

As previsões do IPMA para esta semana apontam para uma anomalia negativa da temperatura média do ar entre -6ºC e -1ºC.

Já a partir do dia 25, perspetivam-se valores acima do normal para praticamente todo o território (de 0 a 3ºC ).

Todos os distritos de Portugal continental continuam hoje e até quarta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo vai estar em vigor até às 12:00 de quarta-feira.

Hoje, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus celsius em Bragança e os 03 graus em Faro. As temperaturas máximas vão variar entre os 06 graus na Guarda e os 13 em Faro.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

- Publicidade -