Gondomar: Apreensão de 27 mil cigarros de contrabando em venda online

0
151
imagem GNR

A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal da GNR do Porto, apreendeu 26 800 cigarros de contrabando, em Gondomar.

No âmbito de uma investigação de decorria há cerca de seis meses dirigida ao combate do contrabando online de produtos sujeitos a imposto especial de consumo, os militares apuraram que o suspeito, de 37 anos, utilizava as redes sociais online para vender os cigarros sem a estampilha fiscal obrigatória por lei.

No decorrer das diligências policiais, foi realizada uma busca domiciliária, da qual resultou na apreensão de 26 800 cigarros de contrabando e 17 quilos de folha de tabaco triturado.

O valor comercial do tabaco apreendido é de cerca de 9.530 euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 8.080,00 euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco (IT) e IVA.

O homem foi constituído arguido e foi ainda identificada uma mulher de 36 anos. Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial do Porto.