Gondomar: novo parque com ligação ao rio Douro

0
333
foto cm-gondomar.pt
- Publicidade -

O futuro parque urbano vai ligar o centro de Gondomar (São Cosme) ao rio Douro, num percurso ao longo da ribeira da Archeira. É no dia 15 de março que se prevê o arranque das obras.

O Parque Urbano da Ribeira da Archeira vai fazer parte de uma rede concelhia de nove equipamentos verdes, que estão projetados para o município de Gondomar.

As obras avançam na próxima segunda-feira, dia 15, no âmbito deste projeto que constitui um investimento de 2 milhões de euros e com um prazo estimado para conclusão de um ano.

O futuro parque urbano vai unir o centro de Gondomar (junto das piscinas municipais de São Cosme) ao rio Douro, num percurso com 2,9 quilómetros ao longo da ribeira da Archeira. Vai alternar “zonas de bosque denso com pequenos desníveis e zonas mais planas, onde a ribeira serpenteia entre campos agrícolas”, incluindo uma “uma via pedonal e ciclovia entre a natureza”, anuncia a Câmara de Gondomar em comunicado.

A aposta nestes equipamentos iniciou-se em 2019, com o Parque Urbano de Rio Tinto, ao qual se juntará em 2021 o Parque Urbano de Fânzeres-São Cosme. Este ano arranca também a construção do Parque Urbano de Gondomar. A rede inclui ainda os parques urbanos de Ramalde (São Cosme), São Pedro da Cova, Medas, nascente do rio Torto (Baguim do Monte) e Monte Crasto.

- Publicidade -