José Tolentino de Mendonça é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra

0
284
- Publicidade -

O cardeal, poeta, ensaísta e teólogo português, José Tolentino de Mendonça, foi anunciado esta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, pelo reitor Amílcar Falcão, como o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2021, patrocinado pelo Banco Santander.
 
Considerado como uma das mais relevantes distinções nas áreas da ciência e da cultura, o Prémio conta este ano com uma Bolsa de Investigação Santander. O galardão vai ser entregue a 1 de março pelo reitor Amílcar Falcão, durante a sessão solene comemorativa do 731.º aniversário da Universidade.
 
Segundo Pedro Castro e Almeida, Presidente Executivo do Santander Portugal, “é com enorme honra que o Banco se associa à entrega do Prémio Universidade de Coimbra ao Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, uma referência do mundo da Cultura, sempre atento aos ventos de mudança que percorrem o mundo, com especial atenção para os problemas sociais. Uma personalidade única que vai muito para além das fronteiras da religião, mas também de Portugal”.
 
“Tenho o grato prazer de anunciar que o vencedor do Prémio UC 2021 é o senhor Cardeal D. Tolentino de Mendonça. Trata-se de uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva, que tocou muito diretamente ao júri, que o nomeou por unanimidade. Não obstante termos diversos candidatos de grande valia, o Cardeal D. Tolentino de Mendonça destacou-se dos demais pela figura inquestionável que é no plano nacional e internacional”, declara, por seu lado, o reitor Amílcar Falcão.
 
Nascido no Machico (Madeira), a 15 de dezembro de 1965, Tolentino de Mendonça é Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa. Padre desde 1990 e Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé desde 2018, foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco em outubro de 2019. A uma vasta carreira académica, o laureado com o Prémio UC junta uma riquíssima obra cultural e literária.

- Publicidade -