Lista de concelhos de risco é revista amanhã e número de casos abranda no Norte

0
259
Covid19

A lista de concelhos de risco, onde vigora atualmente o estado de emergência, deverá ser atualizada amanhã, na reunião do Conselho de Ministros, tendo em conta a atualização dos dados relativos a cada município.

O número de casos diários de infeção pelo novo coronavírus está a “abrandar” no Norte, afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando, contudo, que a incidência “ultrapassa quatro vezes” o limite estipulado por 100 mil habitantes.

Também hoje, a área Metropolitana do Porto espera receber explicações e uma data para voltarem a ser divulgados os números de casos de COVID-19 por concelho, algo que não acontece há duas semanas e meia, desde que o Governo anunciou medidas especiais para os municípios onde a situação é de maior risco.

Portugal adquiriu o medicamento Oseltamivir, comercializado sob a marca Tamiflu, para combater o novo coronavírus. Trata-se de um antivírico usado no tratamento e prevenção da gripe, mas que não está autorizado na UE.

Entretanto, um grupo de investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública recomendou o alargamento dos atuais critérios para testagem, incluindo sintomas para além dos que estão previstos na norma sobre casos suspeitos da DGS.