Matosinhos: Aprovada proposta do PAN para implementação de projeto piloto

0
190
foto DR
- Publicidade -

Foi aprovada por unanimidade, em sede de Assembleia Municipal de Matosinhos, a proposta do PAN para que a Câmara Municipal implemente um projeto piloto de instalação de parklets nas zonas com maior densidade comercial e propícias às várias formas de mobilidade suave na cidade. O projeto é encarado como medida de apoio ao comércio local, à vivência do espaço urbano e de incentivo à mobilidade suave.

Os parklets, já comuns em várias capitais europeias e não só, são espaços urbanos – idealmente espaços verdes -, normalmente contíguos aos passeios, e que pretendem ser locais de descompressão, zonas para uma pausa, para degustação, para conviver, ler ou simplesmente estar. São, normalmente, zonas wi-fi e visam promover o envolvimento de cidadãos na construção e na modificação de espaços urbanos, valorizar espaços de descanso e propor novos usos dos locais públicos, ampliar a vitalidade e a diversidade das vias públicas e incentivar o uso de transportes não motorizados.

“Esta proposta do PAN visa promover, assim, a aproximação das pessoas de Matosinhos, de cidades vizinhas e mesmo turistas ao comércio de rua, através de uma maior vivência do espaço urbano e incentivando, ainda, a um maior uso das várias formas de mobilidade suave”, explicou Albano Lemos Pires, deputado municipal do PAN.

- Publicidade -