Matosinhos auxilia idosos

0
122
Foto Arquivo
- Publicidade -

A Câmara Municipal de Matosinhos criou em 2007 o Serviço de Teleassistência Domiciliária, no âmbito do programa Matosinhos Sénior. Um programa que se destina a cidadãos com mais de 65 anos residentes no concelho e cujo rendimento mensal seja inferior ao salário mínimo nacional.

Os idosos têm direito a um dispositivo tecnológico de fácil utilização instalado no domicílio, que remete automaticamente a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.

O serviço tem como objetivo fornecer resposta imediata, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão.

A autarquia assinou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, financiando o programa Chave de Afetos – Parcerias para o Impacto, o que permitiu alargar os 160 equipamentos que o serviço já fornecia a mais de 240.

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia, a teleassistência domiciliária alcançou 295 pessoas e instalou 226 equipamentos.

A inscrição no serviço pode ser feita nos seguinte locais: Câmara Municipal de Matosinhos – loja munícipe; Uniões de Freguesias; Matosinhos Habit; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leça do Balio. Pode também ser enviado um e-mail para mail@cm-matosinhos.pt

- Publicidade -