Matosinhos: comissária europeia, Mariya Gabriel, presente no CEiiA

0
171
Fonte: CM-Matosinhos
- Publicidade -

Três novos desenvolvimentos tecnológicos associados à capacidade científica nacional foram apresentados no sábado, dia 8, à Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que visitou várias instituições científicas e de engenharia com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Um dos locais visitados por Mariya Gabriel, foi o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), localizado em Matosinhos.

Aqui foram apresentados à Comissária Europeia os novos sistemas de Observação da Terra, de média e muito alta resolução, com base nos satélites recentemente adquiridos pela GEOSAT – Global Earth Observation Satellites e a sua transição para uma nova constelação de satélites orientada para a observação marítima.

A GEOSAT é uma recente empresa portuguesa que presta serviços de Observação da Terra de elevado valor acrescentado, a partir da operação de satélites próprios e processamento avançado de imagens.

A visita incluiu ainda, a apresentação de atividades recentes desenvolvidas pelo CEIIA com empresas europeias na área dos produtos e serviços sustentáveis para indústrias tecnologicamente avançadas no domínio automóvel, aeronáutica, oceanos, espaço e mobilidade.

A participação nacional na Aliança Europeia para novas baterias foi também apresentada no CEiiA pelo INL – Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologias, durante um mesa redonda com cientistas e empresários, que contou com a participação da Comissária Mariya Gabriel e do Ministro Manuel Heitor, juntamente com autarcas, entre eles a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

Fonte: CM-Matosinhos

 

- Publicidade -