Matosinhos entre os concelhos com melhores praias

0
138
Fonte: Canva
- Publicidade -

São necessários 32 requisitos para que uma praia possa erguer a Bandeira Azul e Matosinhos possui algumas, dignas desta designação. Assim, 13 das 372 praias reconhecidas este ano com Bandeira Azul, situam-se no concelho de Matosinhos.

O prémio de distinção atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), “às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental”, foi anunciado dia 29 de abril, na Direção de Faróis.

“Na época balnear 2021, vão hastear a Bandeira Azul mais 12 praias, apesar de todas as dificuldades que a pandemia trouxe, em particular, para as entidades que gerem zonas balneares e para aquelas que estão relacionadas com o sector do turismo” de acordo com a ABAE.

Desde 1983, ano em que Portugal passou a integrar a lista, o número de praias com bandeira azul quintuplicou em Portugal.

A evolução do número de Bandeiras Azuis atribuídas é também a consequência do excelente desempenho que os vários promotores tiveram na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um esforço excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir das nossas Praias nacionais”.

Matosinhos é o terceiro concelho do país com maior número de bandeiras azuis em 2021 e na época balnear que se aproxima, a Bandeira Azul será hasteada nas praias de Angeiras Norte, Angeiras Sul, Funtão, Pedras Brancas, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Fuzelhas e Leça da Palmeira.

A “Recuperação de Ecossistemas” é o tema escolhido este ano pela ABAE, assinalando também o início da década definida pela ONU (2021-2030) para a recuperação da funcionalidade ecológica dos ecossistemas destruídos ou ameaçados e para o reforço da sua capacidade de proteção da biodiversidade e de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

- Publicidade -