“Palco Jovem” promove empreendedorismo e associativismo jovem

0
171
Fonte: Facebook
- Publicidade -

O evento “Palco Jovem”, organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude, tem como principal objetivo promover o talento, o empreendedorismo e o associativismo jovem. Visa também impulsionar o movimento associativo juvenil, numa altura desafiante para o setor.

Com o slogan ‘Modo On: Reativa o Associativismo’, o evento decorrerá através de diversos palcos, em teatros e auditórios espalhados pelo país, com performances artísticas e entrevistas a gestores de projetos empreendedores de diversas associações juvenis, numa mostra nacional.

O “Palco Jovem” terminará a 30 de abril, no Dia do Associativismo Jovem. Um dia em que se celebra o papel dos/as jovens e das associações na sociedade, funcionando como uma motivação ao movimento associativo e ao próprio setor.

Para além das atuações, o último dia servirá para a promoção de uma tertúlia sobre a remota associativa e contará com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, e do presidente do CNJ, João Pedro Videira.

“Se no início o movimento associativo se uniu para ajudar as suas comunidades, através de uma rede de voluntariado e solidariedade, e desenvolveu vários projetos de apoio social e inovadores. Atualmente, com o desconfinamento gradual da sociedade, as associações anseiam a retoma das suas atividades em pleno. Nesse sentido, este evento realiza-se com o intuito de dar palco ao associativismo jovem, reconhecendo os esforços das equipas de jovens dirigentes e voluntários que são o motor destas organizações, incentivando-os ao recomeço das suas atividades nesta fase de adaptação a uma nova realidade”, explica o presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego.

Já Vítor Pataco, presidente do IPDJ afirma que “o IPDJ saúda em particular o movimento associativo juvenil, nas pessoas dos seus dirigentes e, em particular, todos os jovens e todas as jovens que, numa atitude voluntária e de cidadania participativa, dão corpo a este movimento, dinamizando comunidades a nível regional e local, nas mais diversas áreas de intervenção, do voluntariado à formação, passando pela cultura, ambiente, tempos livres e outras. O número de associações juvenis e o número de jovens envolvidos é significativo e releva também a vontade de fazer e o empreendedorismo das novas gerações. Durante a situação pandémica, que atravessamos há mais de um ano, os e as jovens têm dito ‘presente’, interagindo com outras gerações, ajudando outros/as jovens e enfrentado a situação, com determinação. Um bem-haja a todos e a todas, neste dia do Associativismo Jovem!”

O evento decorrerá de 25 a 30 de abril, às 21h30, e a transmissão será feita online e em simultâneo, no Facebook da FNAJ, do IPDJ e do CNJ.

- Publicidade -