Portugal no topo do ‘ranking’ com mais casos de Covid por nº de habitantes

0
268
imagem canva
- Publicidade -

Analisando o número de contagiados nos últimos sete dias por milhão de habitantes, Portugal lidera o ranking de novos casos da “Our World in Data”. Em termos de mortes, tem o quarto pior registo. Face à evolução da pandemia no país, António Costa convocou para hoje um Conselho de Ministros extraordinário para fazer o ponto de situação do cumprimento das medidas que entraram em vigor há três dias. Em cima da mesa estarão mudanças como a restrição de vendas ao postigo.

A ministra da Saúde revelou ontem “muita preocupação” com os números do boletim da DGS e apelou aos portugueses para que cumpram o confinamento, admitindo que todo o sistema de saúde está próximo do limite. Também o secretário de Estado Adjunto e da Saúde alertou para a pressão sobre o SNS, “que se pode tornar insustentável e injusta”.

Perante o que considera ser a “ausência de medidas robustas” face à “situação emergente que se vive na saúde em Portugal”, o bastonário da Ordem dos Médicos apelou a restrições mais duras para responder ao agravamento da pandemia.

O Presidente da República considerou hoje que o Governo não previu a terceira vaga da pandemia e afirmou que, se for necessário, será utilizada a requisição civil de meios de saúde privados. Ontem, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que o estado de emergência se vai estender até ao fim do seu mandato presidencial, em março. Admitiu ainda um agravamento de medidas, considerando que o confinamento não está a ser levado a sério, e declarou-se sujeito ao escrutínio dos portugueses pela gestão política da resposta à COVID-19.

O ministro da Administração Interna garantiu que o Governo está alinhado com esta declaração, vincando que o Executivo faz uma “reavaliação permanente” da situação.

- Publicidade -