Presidente condecorou Alice Vieira, António Variações e Jorge Palma

0
116

O Presidente da República condecorou, no Palácio de Belém, a escritora Alice Vieira, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, e os compositores e intérpretes, António Variações, a título póstumo, e Jorge Palma, ambos com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Na cerimónia restrita, o Presidente Marcelo Rebelo e Sousa, após usar da palavra, impôs as insígnias aos homenageados, tendo as insígnias de António Variações sido recebidas pelo seu irmão, Jaime Ribeiro, em nome da família.

Jorge Palma condecorado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique

Na cerimónia, que teve lugar no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa disse a Jorge Palma: “por tudo quanto lhe devemos, da tal rebeldia, ao tal arrojo, à tal independência sempre criativa, esta homenagem só pecou por tardia”.

Emocionado e feliz com o reconhecimento, Jorge Palma agradeceu com a humildade que todos lhe reconhecemos: “Ao receber esta distinção com a qual tão generosamente me honrou e que, porventura, ultrapassará os meus méritos pessoais, não posso deixar de a partilhar com todos aqueles que, na área da Cultura, tanto de si têm dado e que, sobretudo neste momento de aflição, continuam a esforçar-se por dar.”

Este tem sido um ano particularmente emocionante para Jorge Palma que celebrou as suas 70 Voltas ao Sol a 4 de junho. Em setembro, recorde-se, aquando de um concerto no Castelo de São Jorge, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, agraciou o músico com a Medalha de Mérito Cultural.

(Créditos vídeo: © Mário Ramalho/Presidência da República)