Santo Tirso: encontro de criação de jovens ‘designers’

0
124
imagem CMST

Durante os dias 10 e 11 de dezembro o International Creative Jam AYCH vai colocar os jovens a reinventar o futuro a partir de Santo Tirso. Devido ao contexto de pandemia a iniciativa realiza-se exclusivamente através das plataformas digitais.
 
Sob o tema “Reinventar o Futuro”, o terceiro e último Creative Jam do projeto AYCH vai, a partir de Santo Tirso, decorrer ao longo de dois dias, exclusivamente online. A iniciativa consiste num desafio competitivo, criativo e empreendedor, no qual os participantes serão convidados a desenvolver novas ideias e projetos que ajudem a fazer face aos desafios da era pós-Covid-19.
 
Melhorar a saúde, redefinir o trabalho e a educação, aumentar a sustentabilidade, fomentar a cultura digital, incentivar a moda sustentável e construir comunidades criativas serão os temas que estarão em debate. Direcionado a jovens entre os 16 e os 30 anos, o evento inclui o desenvolvimento de metodologias ‘design thinking’, workshops direcionados para a promoção de competências criativas e digitais, sessões de desenvolvimento de projetos, sessões de prototipagem e a apresentação final das ideias.
 
“Ao longo destes dois dias os jovens que irão participar neste desafio internacional, terão a grande oportunidade de serem acompanhados por uma equipa de especialistas que os apoiarão na formatação de ideias de projetos para criar novas soluções para o Futuro, de modo a que todos os territórios do INTERREG Espaço Atlântico sejam mais inclusivos, sustentáveis e criativos”, adianta o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca acredita que “é necessário redefinir a forma como fazemos negócios e criamos novas soluções de emprego, a forma como vivemos, como nos divertimos, como nos preocupamos com as questões ambientais e como interagimos na sociedade e esta iniciativa é uma ótima forma de colocarmos os assuntos em cima da mesa e convidarmos os jovens a fazer parte do desenvolvimento de soluções”.
 
A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do INVEST Santo Tirso, é o representante português no projeto europeu AYCH, uma parceria internacional que tem como principal objetivo desenvolver novas abordagens nos serviços de apoio aos jovens em toda a área do espaço atlântico no setor criativo, procurando fomentar o empreendedorismo e emprego jovem.
 
O projeto AYCH, aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, conta com 13 parceiros, oriundos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido. Vocacionado para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem, o programa oferece aos participantes múltiplas iniciativas para desenvolveram as suas competências, desde a realização de estágios internacionais e programas de incubação, à participação em workshops e desafios competitivos e empreendedores.
 
A transmissão do evento pode ser acompanhada online em 
http://www.aychcreativejams.eu/event-info/