Trofa é concelho há 22 anos

0
113
Sérgio Humberto - imagem Inês Silva

O Município da Trofa celebra, este dia 19 de novembro, o 22º aniversário da sua passagem a concelho. Este ano, devido aos condicionamentos causados pelo atual momento de pandemia, o habitual programa de atividades será reduzido e condicionado às normas impostas pela DGS, integrando ainda algumas iniciativas online.

As comemorações do 22º Aniversário do Município da Trofa arrancaram ontem, com a iniciativa “Os Autarcas vão à Escola”. Através de videoconferência, o executivo municipal esteve à conversa com crianças do Agrupamento de Escolas da Trofa (alunos da EB1/JI de Cedões) e do Agrupamento de Escolas Coronado e Castro (4º ano da EB nº2 de Cerro).

Hoje, feriado municipal, as festividades arrancam logo de manhã, com a cerimónia de Hastear das Bandeiras, na sede da Câmara Municipal da Trofa. Segue-se uma Missa Solene na Igreja Paroquial de Guidões, pelas 11h00.

À tarde, a partir das 14h00 e até às 18h00, estará patente uma exposição sobre a Arte Sacra dos Santeiros de São Mamede do Coronado, na Antiga Estação da Trofa. Também devido ao contexto de pandemia, a mostra não terá um momento de inauguração oficial.

Às 17h30, “O Natal ilumina-se na Trofa”, com um momento simbólico de ligação da iluminação de Natal nas ruas do Concelho.

O programa comemorativo estende-se até amanhã, com a apresentação do Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa 2019, pelas 21h00, através de videoconferência. Do momento fará parte a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2020, realizada nos mesmos moldes.