Trofa é líder no Top Nacional ECO XXI

0
137
imagem DR

 

Emprego, gestão e conservação da floresta e promoção da Educação ambiental fazem da Trofa um município líder no Top nacional ECO XXI

O município foi avaliado e distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa, onde vários índices municipais foram destaque.

São vários os fatores que influenciam a distinção de um Município pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o Galardão Eco XXI. A dedicação da Trofa às medidas de âmbito ambiental continua a ganhar peso, tendo resultado no reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade ao nível municipal, com destaque para a mobilidade sustentável, a promoção da educação ambiental e ainda a qualidade e segurança dos serviços de água.
 
Pela primeira vez, o Município foi um dos concelhos distinguidos com o prémio, que reforça a aposta dos territórios na sustentabilidade.
 
O Município da Trofa integra a lista de Municípios com alcance de 69% na avaliação total, um resultado que conjuga avaliações de diferentes índices.
 
A Trofa destacou-se a nível nacional em nove indicadores, obtendo pontuações acima dos 80%.
 
 
O ECOXXI é um programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020, o ECO XXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas, Saúde e Bem-Estar.