Trofa faz balanço do Call Center Covid – em mês e meio apoiou 1.300 trofenses

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Imagem trofanews
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Com o país prestes a entrar em novo confinamento, o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, fez o balanço do primeiro mês e meio de trabalho do Call Center criado para dar apoio ao ACES Santo Tirso/Trofa.

A equipa multidisciplinar acompanha os casos em isolamento preventivo, por terem estado em contacto com um caso de Covid-19 positivo e já efetuou mais de 5.000 telefonemas, dando apoio a 1.300 Trofenses.

A funcionar há cerca de mês e meio, desde 27 de novembro de 2020, o Call Center de acompanhamento aos Trofenses em isolamento profilático, criado pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com o ACES – Agrupamento de Centro de Saúde Santo Tirso/Trofa já acompanhou mais de 1.300 pessoas.

Ao longo destas semanas, foram efetuados mais de 5.000 telefonemas de acompanhamento pela equipa multidisciplinar criada para o efeito, já que os munícipes sinalizados, depois de um contacto de risco com um caso Covid-19 positivo, têm que estar em isolamento 14 dias, sendo contactados regularmente.

De recordar que esta equipa multidisciplinar, composta por 14 elementos, recebeu formação inicial, e tem acompanhamento diário das autoridades locais de saúde.

Este projeto surgiu depois de o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, manifestar junto do Diretor Executivo da ACES, eng. Nuno Carvalho, a sua “preocupação pela escassez de meios humanos e técnicos que as instituições e as autoridades de saúde locais enfrentam, neste contexto de pandemia”.

Essa preocupação levou a Câmara Municipal da Trofa a disponibilizar “uma equipa de apoio que aliviou os profissionais de saúde, que puderam assim, concentrar-se em dar resposta aos casos positivos de Covid-19 e aos restantes pacientes que recorrem aos seus serviços, ficando a Autarquia responsável por acompanhar todos os outros casos em vigilância preventiva”, referiu o autarca trofense.

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