Um milhão de vacinas administradas em Portugal

0
239
Foto Tânia Ramos CMM
- Publicidade -

Um milhão de doses da vacina contra a COVID-19 já foram administradas em Portugal, após o início da vacinação, há cerca de dois meses.

No entanto, o último boletim do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge revela que há “um desacelerar da tendência de decrescimento da incidência de SARS-CoV-2”, ou seja, está a aumentar outra vez o índice de transmissibilidade, o Rt.

Apesar destes novos dados, Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio graças a certificados de vacinação ou de testes, afirmou ontem a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à BBC.

Assim, o plano para o desconfinamento é anunciado na quinta-feira e os critérios para balizar a reabertura ficaram esta semana definidos entre os especialistas ouvidos regularmente pelo Governo, que apresentarão a matriz numa nova reunião do Infarmed agendada para segunda-feira à tarde.

Entretanto, equipas móveis, compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente.

A complexa operação, que vai implicar, no primeiro varrimento, testar cerca de 500 mil pessoas, está a ser preparada pelos ministérios da Saúde e Educação e em parceria com os laboratórios privados e com a Cruz Vermelha.

Também os farmacêuticos vão começar a ser vacinados, sendo que autoridades e unidades de saúde locais vão começar a contactar os profissionais registados na Ordem da classe a partir de segunda-feira.

- Publicidade -