Valongo: Estacionamento pago de volta em novembro

0
145
Imagem Canva

O estacionamento pago nas cidades de Valongo e Ermesinde vai voltar a ser cobrado no mês de novembro. O valor das multas será mais reduzido, assim como o horário em que será feita a cobrança do estacionamento. Existirão cartões para comerciantes com desconto.

Paulo Esteves Ferreira explicou que foi feito um recondicionamento nos parquímetros: “Tiramos as máquinas existentes, porque não nos foi dado acesso pela concessionária, colocou-se uma fechadura nova e aproveitou-se para condiciona-los porque estavam com muito mau aspeto e alguns tinham sido vandalizados. Estamos a colocar menos, só 87, o que corresponde a menos lugares pagos”.

O autarca fez a salvaguarda de que o custo será reduzido para 0,40 cêntimos à hora, sendo que o aviso de pagamento (multa) desce para 4 euros para quem o pagar de forma voluntária. Outra mudança é que ao Sábado deixa de ser cobrado parquímetro e durante a semana o período de estacionamento pago será reduzido para o horário 9h-19h.

A partir de novembro será possível pagar com Via Verde, de forma a proceder ao pagamento de modo eletrónico. Paulo Esteves Ferreira acrescentou que “Estes parquímetros, não sendo da ultima geração, não permitem ter os primeiros 10 a 15 minutos sem pagar. Queremos ter isso e vamos ter, mas através do pagamento virtual. Aí, quem aderir, os primeiros 15 minutos, não paga”.

O autarca afirma que a “caça à multa” de que as pessoas tanto se queixavam, não irá acontecer por parte dos fiscais municipais. “Só queremos que o estacionamento esteja regulado e beneficie o comércio local”, sublinha.