Valongo: projeto de literacia digital para seniores

0
108
Fonte: Pixabay
- Publicidade -

A Câmara Municipal de Valongo vai investir cerca de 167 mil euros na aquisição de 800 tablets para um projeto de literacia digital direcionada a seniores.

A cedência temporária de equipamentos eletrónicos aos idosos inscritos nas academias, no âmbito do Projeto ‘ASA 4.0’, foi aprovada dia 1 de abril em reunião de câmara, com a abstenção dos vereadores do PSD. Atualmente, devido à pandemia, “as atividades realizadas online não abrangem a totalidade dos seniores inscritos por falta de meios e conhecimentos informáticos” explica o município.

Segundo a autarquia de Valongo, o projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Virtual Educa e tem como objetivo “integrar digitalmente a população idosa, melhorando a sua qualidade de vida, integrando-os em redes sociais que lhes permitam combater o isolamento”. Simultaneamente “serão desenvolvidos conteúdos específicos para atender às suas necessidades e aos seus interesses”.

“O ASA 4.0 é mais um importante contributo para melhorar a qualidade de vida da população sénior residente no concelho de Valongo. Além de diminuir o sentimento de solidão e isolamento, permitirá aumentar os níveis de autoestima e desenvolver o sentido de cidadania ativa” defende José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

O autarca explica que “não é só emprestar um tablet, trata-se de criar um canal de ligação dos nossos seniores com o mundo”.

O PSD afirma que não está contra o projeto, justificando a abstenção pela falta de esclarecimentos no documento sobre algumas matérias, nomeadamente sobre o levantamento feito para a definição do número de tablets a adquirir, sobre o período em que serão cedidos ou o que acontece aos aparelhos danificados, entre outros.

- Publicidade -