Escoteiros de Vila Nova da Telha em acção

Arrancam sábado as actividades do Grupo de Escoteiros de Vila Nova da Telha. O início está marcado para as 15h30, no Centro Comunitário de Vila Nova da Telha, um espaço disponibilizado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia. A data não foi escolhida ao acaso, mas sim para coincidir com o 95º aniversário da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP).

O grupo aproveitou o Fim-de-Semana Cultural de Vila Nova da Telha 2008 para se mostrar, no Parque de Quires. E, já aí, tentar algumas inscrições. Desde essa altura, somam cerca de 40 pré-inscrições de jovens de diversas faixas etárias, desde os sete anos de idade até aos 18. São estes, e respectivos encarregados de educação, que o chefe do grupo, José Araújo, espera ver na apresentação dos Escoteiros de Vila Nova da Telha. E outros que queiram também integrar o movimento, mesmo que não tenham feito qualquer pré-inscrição. Basta ter mais de sete anos de idade, “espírito de aventura e vontade de fazer actividades diferentes das que se fazem no dia-a-dia”, recordando as declarações de José Araújo no Parque de Quires.

O responsável confessa que este interesse demonstrado até ao momento “tem superado todas as expectativas”. O projecto já foi apresentado ao pároco da freguesia, ao Agrupamento de Escuteiros de Moreira da Maia, à Câmara Municipal da Maia e Junta de Freguesia e Vila Nova da Telha. Sem esquecer a Santa Casa da Misericórdia da Maia, que até disponibilizou o espaço para esta cerimónia de apresentação: o Centro Comunitário de Vila Nova da Telha.

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição desta semana de Primeira Mão)