,

Sessão com deputada na EB 2,3 da Maia no âmbito do Parlamento dos Jovens

A Escola Básica 2,3 da Maia recebeu, no dia 22, uma sessão de Parlamento dos Jovens, cuja abertura esteve a cargo do diretor Benjamim Sousa, que teve ocasião de apresentar a convidada, a deputada Carla Barros, da bancada do PSD na Assembleia da República.

Benjamim Sousa deixou na sua mensagem a tónica de que a “a função da escola é formar e não educar. A educação é função da família”.

No âmbito de uma educação pela cidadania, a presença de uma deputada na escola, interagindo com os estudantes, ajuda a que estes percebam “que um político é um ser humano como qualquer um de nós” e que a função política está ao alcance de todos os cidadãos, tendo como função melhorar as condições de vida daqueles que os rodeiam.

Tendo em conta que é importante que os jovens aprendam a respeitar os políticos e o seu trabalho, a deputada Carla Barros sublinhou que se deve cultivar a ideia de que é possível ter “bons políticos”, tal como existem na sociedade “bons engenheiros, advogados, médicos ou professores”. De acordo com Carla Barros, “é desejável que haja, políticos de excelência, com os quais os cidadãos se sintam representados, considerando-os como porta-vozes de uma determinada forma de estar na vida”.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as funções, a organização e o funcionamento, quer da Assembleia da República quer do poder Autárquico. Os alunos que integram o projeto Parlamento dos Jovens puderam servir de exemplo, perante a plateia, da representatividade dos diferentes poderes.