,

Dia Mundial da Poupança comemorado nas escolas de Folgosa

No dia 31 de outubro, a Junta de Freguesia de Folgosa levou a cabo sessões de literacia financeira direcionadas aos alunos do 4º ano para assinalar o Dia Mundial da Poupança. As ações decorreram em duas escolas, na EB1/JI de Santa Cristina e no Centro Escolar de Folgosa.

Esta atividade surgiu e foi proposta às Coordenadoras das Escolas, porque o executivo da Junta de Freguesia de Folgosa entende que a promoção da literacia financeira junto de crianças em idade escolar é “um meio eficiente para educar as gerações mais novas com uma cultura financeira”, refere o presidente da autarquia, Vítor Ramalho.

O autarca espera que este tipo de iniciativa venha a permitir aos jovens e futuros adultos o desenvolvimento de “comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira”.

Assim, com estas sessões procurou-se elucidar as crianças para noções como a de que o dinheiro tem um valor, esse valor é variável e que na altura em que se tem de comprar alguma coisa, devem ser feitas escolhas conscientes. Neste âmbito, foram desenvolvidas atividades com os alunos, para que compreendessem melhor e distinguissem entre o que são Necessidades e o que são Desejos.

No final, cada um dos alunos do 4º ano das escolas da freguesia foram presenteados com um mealheiro, oferta da Junta de Freguesia de Folgosa, no sentido de fomentar junto dos alunos “o interesse pela poupança”.