,

Projeto Internacional “12 hábitos para o Sucesso” arrancou com reunião na Maia

O Projeto Internacional Erasmus Plus denominado “12 Habits For Sucess” teve início na Maia. A reunião de arranque do projeto decorreu no Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, na cidade da Maia, nos dias 28 e 29 de outubro.

Esta parceria estratégica conta com seis escolas (Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia – Portugal; Agrupamento de Escolas Sophia Mello Breyner – Portugal; 119 Secondary School “Academician Mihail Arnaudov“ – Bulgária; Scoala Primara Carol – Roménia; European School of Brussels IV (Laeken) – Bélgica; IS “Duca Abruzzi – Libero Grassi“ – Itália) e duas instituições de formação (Make it Pedagogical – Portugal e Know and Cana Sdruzenie Znam I Moga – Bulgária).

O projeto surgiu dos desafios que as escolas e os professores desta parceria enfrentam para envolver os alunos de forma a criar hábitos de trabalho e sucesso nas aprendizagens ao longo da vida.

O encontro inicial entre os parceiros do projeto “12 Habits for Success” teve um primeiro balanço muito positivo, de acordo com a organização: «foram dois dias intensivos de trabalho que decorreram num clima de confiança e entreajuda entre os países parceiros: Portugal, Bélgica, Bulgária, Itália e Roménia».

Com este projeto pretende-se desenhar, desenvolver e aplicar, com os alunos e professores da parceria, algumas ferramentas pedagógicas.
São exemplo desse tipo de ferramentas de pedagogia, um guia metodológico para professores e formadores sobre os 12 hábitos para o sucesso, traduzido em 6 idiomas (PT, I, BG, IT, FR, RO); um Caderno de atividades práticas para o aluno desenvolver 12 competências e hábitos para o sucesso, também traduzido em 6 idiomas (PT, I, BG, IT, FR, RO); e a criação de uma Plataforma online com as atividades do professor e aluno.