,

Avança 1º Festival de Contos da Maia – Contamina

Este fim de semana (de 22 a 24 de novembro), realiza-se no Fórum da Maia o Contamina – Festival de Contos da Maia.
 
O Contamina – Festival de Contos na Maia 2019 será a primeira edição de um evento resultante de mais uma parceria entre a Cerra Livros e Biblioteca Municipal da Maia, a propósito das comemorações do 25º aniversário.

O evento pretende reunir contadores, escutadores, escritores, livreiros e toda a gente de bem que queira aparecer com vontade de ouvir e partilhar estórias!

Contar e ouvir histórias são atividades inerentes à condição social do ser humano. «É a transmissão de saberes feita oralmente, pelo povo, de geração em geração, isto é, de pais para filhos ou de avós para netos. Estes saberes tanto podem ser os usos e costumes das comunidades, como podem ser os contos populares, as lendas, os mitos e muitos outros textos que o povo guarda na memória (provérbios, orações, lengalengas, adivinhas, cancioneiros, romanceiros, etc.).

Também são conhecidos como património oral ou património imaterial. Através deles cada povo marca a sua diferença e assume a sua identidade cultural.»

O Contamina começa ao final do dia 22, com uma sessão para o público infantil e suas famílias.

Um dos momentos agendados tem como protagonista o grupo O Som do Algodão, no dia 23, às 16h30.

O Som do Algodão é um coletivo de amigos que contam histórias e dedilham canções. Criado em 2009 realiza oficinas formativas que unem a promoção da leitura, a expressão dramática e a experimentação sonora e planos de formação adaptados a professores e educadores. Para O Som do Algodão, as histórias e as emoções são os protagonistas de momentos de partilha únicos.

Mas haverá um vasto programa, durante o fim de semana, dedicado a pequenos e graúdos. Todos os eventos têm entrada livre.