João Torres participa em conferência da ONU

0
296
João Torres
- Publicidade -

O deputado maiato na Assembleia Municipal da Maia e na Assembleia da República, pela bancada do PS, participa em Nova Iorque numa conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU.

O deputado João Torres, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, está a participar até 24 de Junho, nesta conferência em formato de academia promovida pela Fundação Friedrich Ebert.

Do programa constam sessões de trabalho com jovens líderes mundiais e contactos com responsáveis da ONU em múltiplos domínios. O tema central da iniciativa agrega os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU.

“Participar numa iniciativa em que partilharei com jovens líderes de vários continentes uma visão sobre a implementação da Agenda 2030 é um enorme privilégio, e poder fazê-lo também na sede das Nações Unidas constitui uma grande responsabilidade”, destaca João Torres.

Formalmente adotada na cimeira de chefes de Estado e de Governo da ONU que teve lugar em Setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável integra 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável que abrangem as esferas económica, social e ambiental.

Tratando-se de uma agenda universal, assente em objetivos e metas a implementar por todos os países, as suas implicações vão muito além da Cooperação para o Desenvolvimento, pressupondo a integração dos Objetivos nos processos, agendas e ações nacionais, regionais e globais. Tal como os demais Estados-membro da ONU, Portugal está comprometido com as metas assumidas na Agenda 2030.

O deputado acrescenta que “é necessário reforçar a divulgação da Agenda 2030 da ONU e a mobilização social em torno da sua concretização, uma vez que estão definidos globalmente 17 objetivos principais e 169 metas específicas que vinculam Portugal num horizonte superior a uma década”.

- Publicidade -