Assembleia da Comunidade em Nogueira e Silva Escura

0
457
- Publicidade -

No passado dia 5, realizou-se a primeira reunião da Assembleia da Comunidade, uma iniciativa da Mesa da Assembleia de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, que decorreu no salão nobre da sede da Junta, com o intuito de dar a conhecer e dinamizar a atividade de diversas entidades e organizações com impacto direto na freguesia.

O presidente da Assembleia de Freguesia, Nogueira dos Santos, dirigiu os trabalhos, que incluíram, no período antes da ordem do dia, intervenções dos convidados: presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Maria de Lurdes Maia.
O primeiro abordou o funcionamento da Assembleia Municipal e a segunda realçou a presença da Santa Casa na freguesia, consubstanciada pela Creche-Infantário no Lugar do Rio e pelo Centro de Dia no Lugar de Sá.

No ponto da ordem do dia houve lugar para a intervenção do presidente da Associação de Pais da Escola de Barroso, Eduardo Freitas, que partilhou o plano de atividades e a vontade de motivar os pais para a ação da organização.

Jaime Rocha, em representação da Conferência de São Vicente de Paulo de Silva Escura, referiu as dificuldades da instituição na obtenção de verba para a entrega de cabazes mensais a 23 famílias carenciadas e para a resolução de alguns sem-abrigo na área de Silva Escura.

Damas Ribeiro tomou a palavra em nome do Condomínio do PER de Silva Escura, fazendo-se acompanhar de um vídeo realizado por crianças residentes, onde foram expostos os problemas de salubridades das habitações, o desejo de ver restaurado o parque infantil em madeira e o apelo à instalação de equipamento de manutenção para os jovens.

O Padre Vítor Ramos, pároco da Paróquia de Santa Maria de Nogueira, falou do crescimento de ambas as Paróquias da Freguesia e frisou o grande objetivo atual de concluir as obras a decorrer junto a ambas das Igrejas.

O último interveniente foi o presidente do União Nogueirense FC, Fernando Botelho, que expôs a prática desportiva do Clube nos vários escalões, provando um grande investimento na reconhecida formação.

No final da reunião, o presidente Nogueira dos Santos fez uma retrospetiva do que ali havia sido partilhado e propôs a realização de uma caminhada solidária, a ocorrer no verão, entre os PER’s da Freguesia, sendo que a receita reverteria na totalidade a favor das Conferências Vicentinas de Nogueira e Silva Escura, o que recebeu a concordância de todos e o apoio da Junta de Freguesia.

O presidente comprometeu-se a agendar nova reunião da Assembleia da Comunidade, como “contributo direto na vida dos fregueses” de Nogueira e Silva Escura, em áreas tão diversas como “organização autárquica, educação, habitação, ação social, assistência e caridade por estruturas paroquianas e desporto”, em simultâneo promovendo “novas iniciativas de incentivo e cooperação”.

- Publicidade -