BE apresenta programa “ambicioso”

0
164

 

São diversas as ideias e projectos propostos pela candidatura do Bloco de Esquerda (BE) para a Maia, um concelho que o cabeça-de-lista à presidência da autarquia, Silvestre Pereira, descreveu como “terra de contrastes e paradoxos” e onde “não existe um planeamento consistente”.

Admitiu o candidato, e actual deputado do BE na Assembleia Municipal da Maia, que é um programa eleitoral “ambicioso”, um programa “de esquerda moderna, popular e de confiança”, mas “realista”. Porque “a Maia precisa de outra atitude na gestão autárquica”.

Para impor novos caminhos de desenvolvimento, o BE candidata-se à Maia com um programa que assume de “ruptura” com o actual executivo autárquico. E que visa reforçar a cidadania e a transparência, sublinhou Silvestre Pereira:

[audio:RUPTURA.mp3]

Entre os projectos, destacou na segunda-feira, na apresentação formal da candidatura, a intenção de defender, requalificar e estruturar os espaços verdes urbanos e de criar, na zona leste do concelho, “um grande parque biológico onde se articulem circuitos pedonais com outras zonas de lazer e recreio e aí reinstalar um mini-zoo da Maia, com condições aceitáveis de cativeiro e salubridade”. O partido propõe ainda travar o crescimento da construção em altura, inventariar e recuperar os prédios degradados.

As medidas de combate à poluição são outra das prioridades, defendendo programas de despoluição e recuperação das linhas de água do Rio Leça e das ribeiras do Arquinho e do Leandro.

Na área social, é prioridade do Bloco fazer um levantamento das carências habitacionais e implementar um programa de novas soluções para a habitação social, promover “urgentemente” medidas de âmbito social para minorar os efeitos da crise. Entre muitos outros projectos.

Para isso, o partido quer um reforço da votação. Foi nesse sentido o apelo lançado pelo actual deputado e candidato à Assembleia Municipal da Maia. Francisco Amorim destacou a intervenção do Bloco no actual mandato e disse esperar um aumento das responsabilidades:

[audio:AMORIM.mp3]

Declarações proferidas pelos dois candidatos do BE à Maia, numa cerimónia que contou com a presença do coordenador nacional do partido, Francisco Louçã.

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição de sexta-feira de Primeira Mão)