BE propõe plano de emergência social

0
136

À semelhança do que foi feito noutros concelhos do país, o Bloco de Esquerda (BE) prepara-se para propor à Câmara Municipal da Maia um conjunto de medias “de excepção”, que visam o apoio às famílias e aos maiatos em maior dificuldade.

O designado “Plano de emergência social para as famílias carenciadas do concelho da Maia” tem por base a consciência dos bloquistas de que “a Maia não é nenhum oásis”, sendo também “cada vez mais evidentes” as dificuldades da população”.

Face a este cenário, o BE revela, em nota de imprensa subscrita pelo líder do partido na Maia, Silvestre Pereira, que vai sugerir à autarquia maiata a criação de um Gabinete de Combate à Crise, onde uma equipa multidisciplinar faça um “levantamento exaustivo” das situações de carência, pobreza, exclusão social e sobreendividamento das famílias.

Especificamente para as famílias que enfrentam o problema do sobreendividamento, o BE vai propor à câmara que crie também um gabinete e uma linha telefónica de apoio. Para que essas pessoas se possam aconselhar sobre questões como o planeamento financeiro ou negociação de créditos ou dívidas. E outro gabinete e respectiva linha de apoio a desempregados, para “ajuda na procura de emprego, formação profissional e reinserção laboral dos trabalhadores desempregados”.

Entre as medidas concretas de apoio aos maiatos em dificuldades, o BE sugere também a isenção do pagamento da água e taxas acessórias, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) “para as famílias afectadas pelo desemprego e sem mais recursos”, o alargamento do apoio nos manuais e material escolares e, ainda na área da educação, a “promoção de recolha e distribuição de manuais escolares e livros usados para entrega à generalidade dos alunos”.

Junta-se ao rol de sugestões a abertura de cantinas sociais e pólos de distribuição de alimentos. E, no que à saúde diz respeito, Silvestre Pereira sugere a comparticipação no preço dos medicamentos de pensionistas, desempregados e doentes crónicos.

Marta Costa