BE propõe testes à Covid19 gratuitos nas escolas públicas

0
208
imagem de arquivo

A moção foi apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, no último dia 28 de dezembro.

Na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, a Moção do BE foi aprovada por maioria, instando o governo a organizar os meios e os recursos para a realização de testes gratuitos a todos os professores, alunos e assistentes operacionais das escolas públicas, no âmbito do novo ano letivo.

A medida deverá ser implementada em articulação com as autarquias e saúde pública, “remetendo para posterior testagem mais sensível, e também gratuita, os casos positivos resultantes do primeiro teste”.

No texto da moção, é também pedido ao Governo que assegure que os agrupamentos escolares e equipas de saúde locais têm capacidade para disponibilizar gratuitamente a realização do teste rápido “a qualquer momento do ano letivo”, e que “dissemine conteúdo formativo com conhecimento e boas práticas sobre a Covid19 e o processo de testagem e isolamento”, devendo também ser realizado o “teste periódico por amostragem para monitorizar o estado epidemiológico das escolas”.

A Moção do Bloco de Esquerda foi aprovada por maioria, com 16 votos a favor e 3 abstenções.