Bloco de Esquerda denuncia a desqualificação do aeroporto do Porto

0
198
Aeroporto emigração
aeroporto

A Assembleia Municipal da Maia, em sessão realizada a 22 de junho, aprovou a moção contra a desqualificação do Aeroporto, da autoria do Bloco de Esquerda local.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propôs uma moção contra o processo em curso de desqualificação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que viria a ser aprovada pelo órgão deliberativo.

Os deputados bloquistas consideram que «as intenções da TAP de reduzir os voos internacionais com partida do Aeroporto do Porto para apenas 2 (Luxemburgo e Paris) revelam um desprezo pela região. O BE recorda que o aeroporto do Porto foi um investimento de 500 milhões de euros, que a TAP e outras companhias de bandeira representavam, há dez anos atrás, cerca de 50% do movimento de passageiros e que, entre outros prémios, o aeroporto chegou até a ser considerado o melhor aeroporto europeu até 5 milhões de passageiros», refere a moção apresentada pelo BE.

Para o partido, a privatização da TAP e da ANA, a gestora aeroportuária, foram «escolhas políticas desastrosas de Governos do PSD e CDS que contribuíram para o patrocínio das companhias ‘low cost’, o que criou uma situação que está a conduzir o aeroporto do Porto à irrelevância” Ao não fazerem ligações diretas às principais capitais europeias, as ‘low cost’ acabam por converter este aeroporto internacional numa infraestrutura periférica ou um apeadeiro a caminho de Lisboa».

Os deputados do BE lembraram que a candidatura da cidade do Porto a sede da Agência Europeia do Medicamento, não obstante a boa classificação em cinco de seis exigentes critérios, foi rejeitada por falhar no critério da conetividade de voos entre capitais europeias.

Seguindo o teor da moção apresentada pelo BE, a Assembleia Municipal da Maia deliberou exprimir a sua indignação pelo tratamento discriminatório que a ANA e a TAP têm dado ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e reclamar a intervenção do governo para que seja restabelecido o papel dirigente do Aeroporto em todo o noroeste peninsular.