Câmara aprova balanço social e comemorações do 25 de Abril

0
195


A Câmara Municipal da Maia, mais uma vez, vai assinalar as comemorações do 25 de Abril. O programa que pretende assinalar o 36º aniversário da revolução dos cravos foi aprovado na última reunião ordinária do executivo municipal.

A organização do evento estará a cargo da empresa municipal Academia das Artes da Maia, Produções Culturais. Terá um orçamento de 7176 euros, verba que será transferida pela autarquia, destinada a custear as despesas com a realização das iniciativas programadas.

O executivo, que é liderado pelo PSD, aprovou ainda o Balanço Social do Município da Maia. O documento dá conta da situação existente a 31 de Dezembro de 2009, no que se refere ao quadro de trabalhadores do município. Considerado um importante instrumento de gestão de recursos humanos, o balanço social destina-se a contribuir para um maior empenho dos funcionários e melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Entre outros aspectos, indica a existência de 1278 trabalhadores, sendo que a maioria são do sexo feminino (697).

Entre outros pontos, o executivo aprovou ainda uma declaração de parceria entre o município e a Associação Bandeira Azul da Europa, tendo em vista a implementação do programa Eco-Escolas. O programa é uma iniciativa de âmbito europeu da Fundação para a Educação Ambiental, coordenado ao nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa, envolvendo actualmente 40 países, e que se destina às escolas do ensino básico. Tem como objectivo, incentivar as escolas a realizar acções ligadas à protecção do ambiente e premiar as que mais se destacaram no âmbito da Educação Ambiental.

Neste ano lectivo, cinco estabelecimentos de ensino e um agrupamento apresentaram candidatura ao Galardão Eco-Escola. Designadamente, EB 1/JI da Maia, EB 2,3 da Maia, EB 1 do Levante da Maia, Secundária do Castelo da Maia, Colégio Novo da Maia e Agrupamento de Escolas de Águas Santas.
Foi ainda aprovada a celebração de um protocolo de adesão ao ‘e_requisição’ da empresa CP – Comboios de Portugal, EPE.

Trata-se de um sistema informático desenvolvido pela CP, que permitirá à autarquia utilizar o portal de internet da empresa para que, através de uma requisição electrónica, seja concedida aos alunos que beneficiam do subsídio de transportes escolar a autorização de carregamento mensal do título de transporte. Até agora, a autarquia tinha de passar todos os meses uma declaração a cada um dos alunos que beneficiam deste apoio, para que posteriormente pudessem efectuar o carregamento dos seus cartões passe nos postos de vendas da CP. Com a adesão ao novo sistema, o vereador da educação, Nogueira dos Santos, considera que o processo de carregamento dos passes será menos burocrático. A partir do momento que o sistema entre em funcionamento, os alunos passarão a dirigir-se directamente aos pontos de vendas da CP para carregar os seus passes.

Da Ordem de Trabalhos constavam ainda os “documentos finais obrigatórios de prestação de contas dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Maia relativos ao ano de 2009”, e o relatório de contas do Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia EM referente ao exercício de 2009. Pontos que acabaram por serem adiados.

Comemoração do 25 de Abril

A exemplo dos últimos três anos, as actividades que constam da proposta aprovada serão especialmente dedicadas à população mais jovem. É o caso do Parlamento dos Jovens, que mais uma vez, abrirá o programa comemorativo. A sessão deste ano, decorrerá no grande auditório do Fórum da Maia, a 23 de Abril. Contará com a participação dos alunos que frequentam o 3º ciclo do ensino básico e secundário das escolas da Maia. O tema de 2010 será “O combate à pobreza e exclusão social”.

Haverá ainda lugar para exposições alusivas à revolução de Abril, espectáculos de música, teatro e dança. Destaque para o concerto de sexta-feira, com um concerto evocativo de Ary dos Santos e Zeca Afonso, com o cantor Zé Carvalho e o Quinteto de Lisboa. O ponto alto das comemorações será no feriado de 25 de Abril, com a sessão solene da Assembleia Municipal da Maia, no salão nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h00. E o concerto comemorativo do 25 de Abril com a Banda Militar do Porto, a partir das 17h00.

Fernanda Alves