Câmara da Maia reforça medidas de prevenção ao Covid-19

0
892
Câmara e Torre Lidador

Ontem à noite, a Câmara da Maia emitiu um comunicado em que revela que também vai apertar o cerco nas medidas de prevenção à epidemia de Covid-19.

A autarquia adianta que vai suspender “eventos” e encerrar “serviços municipais”.

No comunicado é explicado as medidas adotadas, “por determinação do presidente da Câmara”.

Assim, foi decidido:

«-Suspender todos os eventos sociais, desportivos, culturais, recreativos ou de formação promovidos pelo município.

-Adiar ou cancelar todas as atividades que impliquem delegações estrangeiras.

-Encerrar ao público todos os serviços municipais, à exceção do Gabinete Municipal de Atendimento. Apenas as atividades desportivas federadas decorrerão, recomendando-se que à porta fechada, enquanto as respetivas federações não decidirem a suspensão da modalidade.

-Encerrar os mercados e feiras municipais.

-Suspender todas as deslocações internacionais de funcionários e eleitos, e restringir ao mínimo possível as deslocações no território nacional.

-Reduzir o número de reuniões internas e externas ao estritamente necessário, dando cumprimento ao Plano de Contingência interno.

-Ativar o Gabinete de Gestão de Crise do município e reavaliar em permanência a situação.

-Todas estas medidas estão em vigor pelo menos até 24 de março, data em que será reavaliada a situação.

A Câmara Municipal apela a todas as entidades sociais, culturais, desportivas, empresariais e outras com atividade no concelho para que tomem medidas proativas de contenção do surto epidémico, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal tem promovido encontros com instituições do concelho, dos quais têm saído as seguintes recomendações:

-Sensibilizar os pais e encarregados de educação para que mantenham em casa crianças com sintomas como tosse, febre ou dores musculares.

-Encerrar os Centros de Convívio para idosos e restringir o acesso dos utentes em centro de dia, com exceção daqueles que não tenham retaguarda familiar.»