Caravana rosa passa por Nogueira

0
132

"Tu deves ser do PSD", disse o candidato à Assembleia de Freguesia de Nogueira da Maia pelo PS, Daniel Teixeira, em resposta aos incessantes latidos de um pequeno cão que teimava em interromper a comitiva rosa sempre que se batiam palmas. Comitiva que se reuniu no passado sábado, no Largo do Barroso, em Nogueira da Maia, para a apresentação da lista candidata àquela freguesia.

 

Apesar das interrupções do pequeno animal de cor branca, a "caravana" continuou a "passar". Com o cabeça-de-lista a Nogueira, Daniel Teixeira, estiveram o candidato socialista à Assembleia Municipal da Maia, Luís Rothes, e o candidato à presidência da Câmara da Maia, Mário Gouveia. A comitiva contrariava o dia cinzento e carregado que se vivia no passado sábado, e não rareavam as palavras de ordem e os aplausos. Aplausos que subiram de tom quando Daniel Teixeira usou da palavra. O candidato ‘rosa’ a Nogueira confessou querer ser "uma alternativa válida e credível à freguesia de todos nós". Daniel Teixeira que quer estar "mais próximo dos nogueirenses", aposta na criação de "um gabinete para a cultura e a educação", sem deixar de apontar uma das "falhas" da freguesia, "a falta de associativismo". "Temos um único clube, uma única associação. É inacreditável como uma freguesia com esta dimensão, que se gaba de tanta obra feita, só tenha uma associação", referiu Daniel Teixeira, que promete também lutar "por uma medida que nunca foi cumprida", o Centro de Dia para Nogueira da Maia. E no outro oposto da faixa etária, Daniel Teixeira revelou que vai apostar "na criação de um Jardim de Infância na freguesia", para depois dizer, em nome individual, que teve "dificuldades em colocar o meu filho aqui, não havia vagas, por isso mais uma creche não é nada de extraordinário".

Num breve balanço aos últimos anos do mandato laranja liderado por Ilídio Carneiro, à frente da junta de Nogueira desde 1985, Daniel Teixeira confessou que reconhece "obra feita" ao actual executivo, mas acrescenta que os mesmos só serviram "para a realização de projectos pessoais". Disse ainda que o mandato de Ilídio Carneiro está "mais longe" dos nogueirenses, no que diz respeito à cultura, ao desporto e à falha de promessas como "o Centro de Dia, que está prometido há mais de 8 anos".

"Um trabalho fantástico"

O candidato à Câmara da Maia pelo PS, Mário Gouveia, liderou, nos últimos quatro anos, a Junta de Freguesia de Milheirós. "Um privilégio", considerou Mário Gouveia. "Muita gente tem dificuldade em aceitar fazer parte das listas às juntas de freguesia, mas para mim foi uma grande honra". O candidato rosa à Câmara da Maia também citou Mário Soares, com a frase "o caminho faz-se caminhando" e acredita que a vitória em Nogueira é possível.

"Um homem de coragem"

Foi como o candidato à Assembleia de Freguesia da Maia, Luís Rothes, classificou o cabeça-de-lista rosa a Nogueira da Maia. E acrescentou que "os desafios difíceis são aqueles que têm mais piada agarrar e são aqueles em que depois sabe melhor vencer", numa alusão aos mais de 20 anos que Ilídio Carneiro leva à frente dos destinos da freguesia. Luís Rothes considerou que "a Maia e Nogueira são dois exemplos das desvantagens do poder prolongado que se esgota e perde a capacidade de responder aos problemas das pessoas". "O último mandato na Maia foi tão pobre… tão pobrezinho que o que vale na Maia são as obras do governo socialista".