Carlos Teixeira inicia o último mandato

0
197

Já tomaram posse os elementos da Assembleia de Freguesia da Maia. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Maia, na segunda-feira, às 21h00. Recorde-se que o executivo liderado mais uma vez por Carlos Teixeira conseguiu 61 por cento dos votos nas últimas autárquicas. A fazer parte da Assembleia de Freguesia estão nove elementos do PSD, três do PS e um do Bloco de Esquerda. À frente da mesa da Assembleia de Freguesia da Maia continua Natércia Pedrosa, secretariada por Paula Cristina Pereira e Luís Miguel Dias.

O decano das freguesias do PSD, Carlos Teixeira, está à frente da Junta de Freguesia da Maia há nove mandatos. Longevidade à frente da Junta de Freguesia que, hipoteticamente, pode explicar o Salão Nobre da junta completamente cheio. E foi com surpresa que Carlos Teixeira iniciou o discurso, ao confessar: "tanta gente nesta sala causa-me um certo embaraço". No decorrer do discurso de tomada de posse, em grande parte ocupado pelos elogios a Bragança Fernandes, também presente na cerimónia, Carlos Teixeira disse que o actual presidente, também reeleito a 11 de Outubro, começou "a preparar a campanha para 2013" no Salão Nobre da Junta de Freguesia. E 2013 será o ano em que Carlos Teixeira já não disputará as lides autárquicas, já que este é o último mandato para o actual presidente da Junta de Freguesia da Maia, após 37 anos à frente do executivo.

Os elogios a Bragança Fernandes continuaram. E é na figura do presidente da Câmara da Maia que Carlos Teixeira depositou confiança para levar a bom porto as prioridades da Freguesia da Maia para o seu último executivo. O recém-empossado presidente quer que o Zoo maiato "deixe de ser contestado" e quer tornar o espaço uma referência no país, concluir o Parque Escolar Maia-Estação, "uma obra de excelência para as nossas crianças" e apostar na habitação social, assim como "na cedência de sedes dignas a colectividades como o Maia Basket e a Associação Recreativa e Desportiva ‘Os Amigos das Crianças da Maia’ (ARDACM)". Por fim, Carlos Teixeira desejou também ver "obras no edifício da Junta de Freguesia, mantendo a traça original, para servir os residentes com mais e maior dignidade".

Apontadas as prioridades, foi a vez de dar voz à oposição. O candidato socialista Adão Bastos, que arrecadou nas últimas eleições 23,9 por cento das intenções de voto, aproveitou a "oportunidade que raramente existe para falar a tanta gente". Considerou também que "é extremamente difícil fazer oposição a um autarca como Carlos Teixeira, com uma maioria absoluta indiscutível". Ainda assim, garantiu que "a oposição do PS foi sempre construtiva, e que os interesses dos residentes da freguesia estão sempre em primeiro lugar". Adão Bastos reforçou "todo o apoio do Partido Socialista" para o quadriénio 2009-2013.

Mesa da Assembleia:

Presidente Natércia Pedrosa

1ª Secretária Paula Cristina Pereira

2º Secretário Luís Miguel Dias