"Um caso de sucesso". Assim descreveu o Presidente da República o Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.
Esta tarde, Cavaco Silva inaugurou o edifício que marca a segunda fase do projecto: o Pólo de Serviços Multiusos. Já na ausência dos jornalistas, inaugurou depois o edifício contíguo, onde se instalou a empresa Wipro.
Antes, no auditório do pólo de serviços, o chefe de Estado elencou as três áreas em que o Tecmaia dá um contributo que disse ser "muito positivo": estímulo ao empreendedorismo; cultura de inovação e investigação.
Ouça as declarações do Presidente da República, Cavaco Silva:
[audio:CAVACO_TECMAIA.mp3]Nesta primeira passagem pelo Tecmaia, Cavaco Silva fez ainda questão de homenagear o mentor do parque, o falecido José Vieira de Carvalho, por ter dado a prova "de que, perante uma adversidade, não se baixam os braços".
O Presidente da República citou outros exemplos positivos, ainda na região do Grande Porto, como a Efacec, por onde tinha passado antes para inaugurar a nova unidade de produção da fábrica de transformadores de Arroteia-Matosinhos. Mas avisou Cavaco Silva que é preciso reforçar ainda mais o conteúdo tecnológico, para que Portugal possa competir no mercado global.
Marta Costa