Comité das Regiões vai requalificar a sua ação

0
323
António Costa e Bragança Fernandes

O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, foi um dos 11 elementos do Comité das Regiões (CR) que reuniu com a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, no Palácio da Cova da Moura, a 28 de março, para fazer sentir a necessidade de reforçar os recursos humanos nesta entidade.

Os autarcas que compõem o grupo sentem-se “desapoiados” na preparação dos trabalhos e, de acordo com Bragança Fernandes, fizeram sentir também esta preocupação ao primeiro-ministro no almoço, no Palacete de São Bento, em que aproveitaram para tratar da proposta de valorização do papel do Comité das Regiões e dos membros portugueses.

O CR funciona como uma Assembleia da União Europeia (UE) formada por vários representantes eleitos de autoridades regionais e locais, como forma de tornar o mais abrangente possível a representação institucional a nível europeu. Os seus representantes têm voz ativa constante no processo legislativo da UE com impacto direto nas regiões e cidades.

O autarca da Maia esclareceu que, quer Margarida Marques, quer António Costa, mostraram-se sensibilizados e com vontade de melhorar o trabalho do Comité das Regiões. Ficou desde já assente que haverá uma reunião prévia na antevéspera de todos os plenários que se realizem na UE para uma cuidada preparação dos assuntos a serem debatidos.