Covid-19: Escolas da Maia com reforço de 14 assistentes operacionais

0
189

 
Catorze assistentes operacionais contratadas pela Câmara Municipal da Maia começam amanhã a trabalhar nas escolas básicas e jardins de infância da rede pública do concelho.

«Com o regresso ao ensino presencial e de modo a ver garantido o cumprimento das normas de segurança para conter a covid-19, foram alocadas 14 novas assistentes operacionais nos estabelecimentos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Maia», informa a autarquia em nota de imprensa.

As 14 assistentes operacionais agora contratadas juntam-se às 68 que já estão nos estabelecimentos de ensino desde o início do ano letivo ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal da Maia e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Desta forma, podem ser reforçadas as medidas de reorganização e higienização do espaço escolar, maior controlo das entradas e saídas das crianças de forma a não haver cruzamento de grupos, assim como da promoção de comportamentos preventivos junto do toda a comunidade educativa.

O presidente da Câmara, António Silva Tiago, já havia referido na visita que realizou no dia 18 de setembro, à escola básica da Pícua, que iria haver reforço de pessoal auxiliar nas escolas da Maia e que estavam garantidas as condições para dar confiança no regresso às aulas a toda a comunidade educativa.

A Câmara da Maia investiu em reforço de pessoal e em equipamentos de higienização, considerando um custo necessário e suportável pela autarquia.

Quanto aos equipamentos de segurança e prevenção, o presidente da Câmara da Maia referiu ainda que existe um plano de contingência a nível nacional, mas que na Maia quis que fosse “aperfeiçoado”.

“Tudo está a funcionar bem. Esta situação sanitária limita-nos, preocupa-nos e cria-nos ansiedade mas com serenidade, responsabilidade e vontade de vencer criámos todos os meios para que tudo se desenvolva da melhor forma e para que as crianças que começaram o novo ano letivo se sintam bem e tenham todas as condições de prevenção contra a Covid19”, sublinhou o autarca maiato.

Recorde a reportagem da visita à escola da Pícua aqui.