Esplanadas, ecocaminho, parques urbanos e biblioteca da Maia abrem esta segunda-feira, dia 18. É o primeiro de três passos de desconfinamento decretados pelo presidente do Município, António Silva Tiago.

Em despacho de 15 de maio, António Silva Tiago decreta medidas de desconfinamento do concelho, a decorrer em três fases distintas.

A partir desta segunda-feira, as esplanadas podem voltar a abrir, é autorizada a retoma progressiva das atividades desportivas individuais ao ar livre em instalações municipais, é reaberto o skate park do Complexo da Cidade Desportiva, reabrem ao público a Biblioteca e Museu municipais, bem como as galerias de exposição.

Continuam encerrados “os parques infantis e equipamentos de ginásio ao ar livre e outros equipamentos e mobiliário cuja utilização implique contacto físico dos utilizadores”.

Já no que às esplanadas diz respeito, o presidente do Município vai propor à Câmara um plano para facilitar, de forma temporária, a implantação ou expansão destes equipamentos. António Silva Tiago vai ainda propor a reabertura dos estabelecimentos comerciais com mais de 400 m2 com porta direta para a rua.

Ao tomar a decisão do desconfinamento progressivo, o presidente da Câmara Municipal da Maia sublinha que se tem “assistido à diminuição da taxa de crescimento diário de novas infeções no concelho da Maia, aprofundando a tendência de decréscimo sentida já na avaliação anterior.

E o autarca informa que, “nos últimos 15 dias, a média da taxa de crescimento diário de novas infeções é de 0,57%, sendo de 0,73 na Área Metropolitana do Porto, 0,65% no Norte e 0,97% em Portugal”.

No dia 25 de maio serão reabertos feiras e mercados, mas apenas para vendas de produtos frescos.

O dia 1 de junho marca a reabertura dos estabelecimentos municipais de ensino pré-escolar, a reabertura dos auditórios municipais e dos jardins da Quinta dos Cónegos, o fim da isenção do pagamento das tarifas de estacionamento nas zonas reguladas por parcómetros, o regresso progressivo ao trabalho presencial nos serviços municipais e a retoma do atendimento presencial nos Gabinetes de Inserção Profissional e nos Gabinetes de Atendimento Integrado Local.