Dia 24 o desafio é desligar a luz por 60 minutos – A Hora do Planeta

0
326
- Publicidade -

A “Hora do Planeta” é um evento simbólico e voluntário, da iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF), que teve início em 2007, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

As alterações climáticas são uma questão incontornável na atualidade, para a qual é importante que as consciências dos decisores políticos e dos cidadãosem geral continuem despertas, de modo a que se possam tomar decisões e adotar procedimentos que contribuam para mitigar os efeitos dessas alterações.

Atualmente, a “Hora do Planeta” é uma ação verdadeiramente global, que se celebra em todas as grandes metrópoles de todos os continentes.

Em 2017, Portugal registou uma adesão massiva dos municípios à iniciativa, tendo centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficado com a iluminação desligada, durante uma hora, a “Hora do Planeta”, numa tentativa de aproveitar o poder do impacto gerado por esta ação, no sentido de se sensibilizar a população para uma utilização sustentável dos recursos naturais renováveis, bem como para a redução da poluição e do desperdício.

Este ano, no decorrer do convite efetuado aos municípios, para aderirem ao desafio da “Hora do Planeta”, no próximo dia 24 de março (sábado), das 20.30 H às 21.30 H, o Município da Maia irá assinalar a iniciativa, através do ato simbólico de se desligar a iluminação de alguns edifícios públicos do Concelho, pretendendo-se ainda motivar todos os colaboradores, munícipes e redes de fornecedores a associarem-se a esta iniciativa.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘ir mais além da Hora’ o Município compromete-se ainda a:
Implementar o projeto “Eficiência Hídrica para Escolas EB1/JI do Município da Maia”, que se traduz na colocação de redutores de caudal de água nas torneiras existentes nos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, com o objetivo de se alcançar uma redução em cerca de 40-50%, face ao consumo atual.

Desligar por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, os seguintes monumentos: Edifício dos Paços do Concelho; Torre do Lidador; Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia, vulgo Portas da Maia; Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura e Junta da Freguesia de Pedrouços.

No sábado, durante 60 minutos, vamos pensar no Planeta e desligar as luzes de nossa casa.

- Publicidade -