Economia portuguesa em debate no Tecmaia

0
189

Na semana em que o Governo aprovou novas medidas de consolidação orçamental, a pensar no Orçamento do Estado para o próximo ano, “O Futuro da Economia Portuguesa” é o tema a debater, amanhã à noite, no Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia. Será abordado por António Nogueira Leite, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. É descrito pelo PSD da Maia, promotor do encontro, como “figura central das negociações entre os dois maiores partidos com assento na Assembleia da República”. É ele quem está, do lado dos sociais-democratas, encarregue das negociações das medidas de austeridade com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

Ainda na passada semana, Nogueira Leite reiterou as preocupações com a economia nacional, traçando um cenário pouco animador da situação económica e financeira do país. Avisava ainda o economista que o PSD não aceitaria um orçamento baseado em novos impostos, por considerar tratar-se de falta de respeito pelos contribuintes, sem que haja cortes na despesa pública. Na mesma semana, em declarações à agência Lusa, à margem da conferência internacional “Moldes Portugal 2010”, na Marinha Grande, o responsável pela pasta da Economia, Vieira da Silva, pedia à oposição “bom senso”, a par de “alguma contenção e consolidação verbal”.

A intervenção de António Nogueira Leite está marcada para as 21h30 de amanhã, depois do orador ser apresentado por António Bragança Fernandes. Segue-se, por volta das 22h15, uma sessão de perguntas e respostas.

A conferência-debate está aberta ao público e tem como público-alvo empresários, estudantes e profissionais liberais.

Marta Costa