Embaixadora da África do Sul despediu-se da Maia

0
281
Embaixadora da África do Sul despediu-se da Maia
- Publicidade -

A embaixadora da África do Sul em Portugal, Keitumetsi Matthews, visitou a Maia, na manhã da última terça-feira, 29. Foi recebida nos Paços do Concelho e depois visitou a exposição de World Press Photo, patente no Fórum da Maia.

Nos últimos cinco anos, a representante sul-africana tem vindo a “cimentar as relações do seu país com câmaras municipais do Norte de Portugal”, como por exemplo, a Maia, Braga, Porto e Águeda, bem como a cimentar “os intercâmbios comerciais entre os dois países”.

Foi com agrado que Keitumetsi Matthews recordou que há duas grandes empresas da Maia que estão já implantadas na África do Sul e que lá criaram empregos.

Por seu lado, o vereador das Relações Internacionais da Câmara da Maia acrescentou que também existem pequenas e médias empresas que têm estabelecido negócios com a África do Sul, pelo que “é uma das funções da autarquia, esse abrir portas com novos mercados, abrir caminho e facilitar a internacionalização das empresas, o que temos feito ao longo dos anos”.

Outras áreas de intercâmbio

Paulo Ramalho elegeu ainda outras áreas de intercâmbio que considera importante fomentar como a Cultura, o Ensino ou o Ambiente. Neste âmbito, o vereador recorda que “a Maia Ambiente tem recebido várias visitas de pessoas da África do Sul em áreas em que somos considerados um município top”.

De acordo com o vereador, naquele país da África austral, há muito interesse em conhecer os “nossos sistemas de recolha e tratamento de resíduos sólidos e também o tratamento de águas residuais, no sentido de procurar novas soluções para implementar e resolver os problemas que existem no país de índole ambiental”. A esse propósito, disse Paulo Ramalho, também tem havido muitas visitas nos últimos tempos à Lipor por gente sul-africana.
Keitumetsi Matthews está na despedida na embaixada da África do Sul, terminando funções como embaixadora em Lisboa, no próximo dia 15.

A Maia foi um dos municípios que considerou importante visitar na despedida de Portugal por ter criado “laços de maior afetividade com as pessoas” que lideram a autarquia. Do país Matthews leva uma excelente imagem, considerando à nossa reportagem que Portugal “tem imensas potencialidades no Turismo e em inúmeras outras áreas e devia fazer mais para divulgar globalmente essas capacidades”.

- Publicidade -