Equipas multidisciplinares nas escolas para apoio a alunos e a professores

0
366
- Publicidade -

Psicólogos, Educadores Sociais, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala e Ocupacionais serão recrutados na Maia, promete a candidatura de Francisco Vieira de Carvalho (PS/JPP) à Câmara Municipal.

A introdução de equipas multidisciplinares de apoio às escolas e os reforços tanto do apoio técnico especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais como das Atividades de Enriquecimento Curricular (inglês, música, educação física e artes) destacam-se entre as principais medidas de um futuro executivo de Francisco Vieira de Carvalho na área da Educação a introduzir no concelho da Maia, caso seja eleito presidente da Câmara Municipal em 1 de outubro próximo.

As medidas foram apresentadas no Fórum “Um Novo Começo. Uma Nova Ambição para a Educação”, que decorreu no dia 26 de julho, e contou com as participações do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de Albino Almeida (ex-presidente da CONFAP-Confederação Nacional das Associações de Pais e atual presidente da Assembleia Municipal de V.N.Gaia) e de Paula Romão (Docente, especialista em Ciências da Educação) que a candidatura, liderada por Francisco Vieira de Carvalho, revelou o caminho a seguir nesta área específica para o próximo ciclo político no concelho.

“O que aqui é proposto é um verdadeiro Novo Começo para a Educação. A atual autarquia e o plurivalente presidente da Câmara fizeram, claramente, da Educação um parente pobre da Maia nestes últimos quatro anos. Seguramente que amanhã serei um melhor ministro da Educação, depois de ter estado aqui esta noite, neste debate…”, disse Tiago Brandão Rodrigues, depois de escutar o plano estratégico da candidatura de Francisco Vieira de Carvalho que a Profª Paula Romão detalhou.

“Aquilo que somos, como cidadãos, é o resultado da escola que frequentámos, do conhecimento e dos valores que nos foram transmitidos. A Educação constitui uma área chave do nosso programa, e da nossa lista faz parte a autarca mais bem posicionada de sempre [Paula Romão], pela sua competência, para Um Novo Começo na Educação”, disse Francisco Vieira de Carvalho.

Em resumo, Paula Romão, a anunciada vereadora da Educação da coligação PS/JPP, pretende “reforçar e facilitar parcerias com a comunidade local; implementar um orçamento participativo no município dirigido à comunidade educativa; promover proximidade colaborativa mas não intrusiva respeitando a autonomia das escolas; colaborar com as escolas em candidaturas a projetos nacionais e internacionais (ex: Erasmus +); ambiente de transparência, lealdade e equipa técnica da autarquia (vereador, chefe de gabinete e restantes técnicos) junto das comunidades educativas e não fechados nos gabinetes da Câmara Municipal; pelouro da Educação ao serviço das escolas e não o contrário.

Urbanismo estará em análise dia 4 de agosto

Um novo começo, uma nova ambição para o Urbanismo. Este será o tema de um debate que se realiza esta sexta-feira, 4, às 21h30, promovido pela candidatura de Francisco Vieira de Carvalho (PS/JPP) à Câmara Municipal da Maia. O evento realiza-se no Auditório da Quinta da Caverneira.

Os convidados para o painel serão: o ex-vereador da Câmara do Porto, Arquiteto Correia Fernandes; a especialista em Ambiente e Ordenamento Paisagístico, Teresa Andresen, ainda José António Lameiras, autor de vários planos territoriais; o urbanista António Leite Ramalho. O candidato Francisco Vieira de Carvalho também irá participar da mesa de debate.

- Publicidade -