Executivo da Maia reuniu com representantes de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe

0
370
Visita Embaixador S Tomé e Príncipe
Visita Embaixador S Tomé e Príncipe

A Câmara da Maia recebeu duas visitas de dirigentes de países da Comunidade de Língua Portuguesa, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, respetivamente nos dias 15 e 17 deste mês.

As visitas à Maia decorreram à margem do encerramento do “Ano da CPLP para a Juventude”, que decorreu em Vila Nova de Gaia, tendo os dirigentes africanos sido recebidos pelo presidente da Câmara, Silva Tiago, pelo vice-presidente da autarquia, Paulo Ramalho, e pela vereadora da Juventude e Ambiente, Marta Peneda.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Instituto Padre António Vieira (IPAV), organizou um momento de encerramento do “2019 – Ano da CPLP para a Juventude”, no dia 16, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia.

Aproveitando a proximidade, e dado que a Maia tem vindo a realizar diversas ações de cooperação com Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe nos últimos anos, os autarcas maiatos receberam os convidados para analisar o trabalho efetuado e perspetivar novas ações colaborativas.

Assim, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado de Cabo Verde, Carlos Monteiro, foi recebido nos Paços do Concelho, no dia 15, por Paulo Ramalho e Marta Peneda.

No âmbito, desta visita foram abordados assuntos relacionados com ações de cooperação realizadas no passado com aquele país, designadamente com a Ilha do Sal, bem como sobre a possibilidade de o município da Maia poder participar em novas ações, designadamente no âmbito da juventude, formação, desporto, ambiente e desenvolvimento económico.

No dia 17, foi António Silva Tiago e Paulo Ramalho quem receberam o Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, Vinício Teles Xavier de Pina, acompanhado do Embaixador António Quintas do Espírito Santo.

Na reunião foi analisada a anterior cooperação com a Câmara Distrital de Água Grande, bem como possíveis novas ações de cooperação do município da Maia com S. Tomé e Príncipe, em particular no âmbito da formação e capacitação de quadros da administração pública, educação, desporto, ambiente e desenvolvimento económico.