Feriado Municipal na Maia sem festejos é “um mal menor” – afirma presidente da Câmara

0
188
Silva Tiago

O dia da Nossa Senhora do Bom Despacho, feriado municipal no concelho, inserido nas Festas do Concelho, é celebrado de forma reservada com o convite do presidente da Câmara da Maia ao recato para proteção de todos. O programa das festas foi cancelado no início da pandemia em que vivemos.

Nesta época “muito ‘sui generis’, que se calhar nenhum de nós viveu até hoje, apelo à responsabilidade de cada um, cada um de nós deve proteger-se desta doença – Covid19 – pois ao proteger-se a si está a proteger toda a família e a comunidade em geral. Penso que é o mais importante dizer a todos os maiatos neste momento”, afirmou António Silva Tiago, presidente da Câmara, questionado pelo Primeira Mão sobre a mensagem que pretendia endereçar aos munícipes a propósito destas Festas do Concelho 2020, canceladas devido à pandemia Covid19.

Para Silva Tiago, “o bem de todos implica passar sem festejar um feriado municipal ou cerca de duas semanas – era mais ou menos o tempo que a Festa levava. É uma razão fundamental e superior, que justifica o sacrifício. Peço que as pessoas compreendam e aceitem isto como um mal menor”.

E o presidente da Câmara da Maia conclui: “devemos fazer tudo para que este vírus não se propague ainda mais, criando fatalidades, desde o sofrimento à morte de pessoas mais sujeitas a esse tipo de doença. Acho que isto é mais importante que pensarmos no convívio e na festa. Estes também são importantes, mas devemos esperar a ver se nos livramos desta circunstância sanitária”.

Programa permaneceu apenas com algumas cerimónias religiosas

Procissão Bom Despacho 2019

O programa das festas deste ano não incluiu as diversas ações em parceria com a Câmara da Maia, que fomentam acima de tudo a atividade recreativa, cultural e de convívio. Não há feiras nem concertos e a cidade está mais tranquila.

A atividade que permanece centra-se em torno do santuário da Senhora do Bom Despacho, tendo-se hoje algumas missas, com o templo e envolvente devidamente enfeitado.

Nesta altura, com início marcado para as 11h00, tem lugar a Missa Campal presidida pelo Padre João Sarmento.

No domingo, dia 19 de julho, às 10h30, na Igreja Nossa Senhora da Maia, realizar-se-á uma homenagem ao Padre Domingos Jorge, a propósito das suas bodas de ouro sacerdotais, a que se seguirá uma missa solene.