“Gemunde com equipa jovem, dinâmica e empenhada”

0
120

Já assumia as funções de presidente de junta, mas só este ano foi eleito directamente pela população, com 49,59 por cento dos votos, elegendo cinco elementos, contra os quatro conseguidos pelo PS. Eugénio Teixeira vai cumprir assim o seu primeiro mandato à freguesia da Junta de Freguesia de Gemunde. A tomada de posse foi na sexta-feira, no novo centro cívico, e o autarca apresentou aquilo a que chamou de “uma equipa forte, dinâmica e empenhada” para cumprir os próximos quatro anos.

A cerimónia contou com a presença de várias figuras públicas do concelho, entre eles os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Bragança Fernandes e Luciano Gomes, vereadores eleitos e presidentes de Junta. Estavam também um convidado que políticos em início e fim de funções consideram importante para a freguesia, Ramalho Tavares, “porque é um benemérito de Gemunde”, referiu o presidente da Assembleia de Freguesia cessante, Azevedo Codesso.

Por seu lado, Eugénio Teixeira não deixou de agradecer o apoio recebeu nos últimos quatros anos. E prova de que o apoio não faltou foi a conclusão do Centro Cívico. “Este nobre edifício onde nos encontramos a celebrar tão nobre acto”. E com a vitória conseguida no dia 11 de Outubro “o povo de Gemunde soube reconhecer o trabalho”.

Eugénio Teixeira afirmou ainda que sempre colocou os interesses da freguesia à frente de tudo, por isso, vão continuar a apostar em projectos que já estão no terreno, mas também pretendem introduzir uma nova dinâmica. “Vamos continuar a apoiar a terceira idade, as escolas e as comissões de festas”. Vão ainda abrir um centro de dia e vão continuar a apostar em eventos sócio-culturais”.

Aproveitando a presença de Bragança Fernandes, o presidente da Junta de Freguesia de Gemunde afirmou ainda esperar a contar com o apoio da edilidade maiata porque as verbas que recebem do poder central são muito reduzidas. “Nós recebemos 57 mil euros do Estado e gastamos 48 mil em ordenados e Segurança Social”, conta.

Aos que agora iniciam funções, pediu para que, daqui para a frente, coloquem os interesses da freguesia à frente dos interesses partidários “muitas vezes emanadas por pessoas que nem sabem onde fica a freguesia”.

O presidente da assembleia de freguesia eleito, António Teixeira, numa breve declaração agradeceu o facto de terem apostado neles e apenas pediu empenho por parte de todos para poderem trabalhar em prol da freguesia. “Vamos fazer de Gemunde aquilo que somos: bons, melhores e perfeitos”.

De resto, quer os vogais para o executivo, quer a mesa da Assembleia de Freguesia foram aprovados por unanimidade, com nove votos.

Isabel Fernandes Moreira

Executivo

Presidente Eugénio Teixeira

Vogal Paulo Resende

Vogal Sandra Martins

Mesa da Assembleia

Presidente António Teixeira

1º Secretário Mónica Costa e Silva

2º Secretário Artur Silva